Footprints - Praia do Castelejo, Vila do Bispo, Algarve

sábado, 27 de outubro de 2012

Erro



    Erro é teu. Amei-te um dia
    Com esse amor passageiro
    Que nasce na fantasia
    E não chega ao coração;
    Não foi amor, foi apenas
    Uma ligeira impressão;
    Um querer indiferente,
    Em tua presença, vivo
    Morto, se estavas ausente,
    E se ora me vês esquivo
    Se, como outrora, não vês
    Meus incensos de poeta
    Ir eu queimar a teus pés
    É que — como obra de um dia,
    Passou-me esta fantasia.
    Para eu amar-te devias
    Outra ser e não como eras.
    Tuas frívolas quimeras,
    Teu vão amor de ti mesma.
    Essa pêndula gelada
    Que chamavas coração,
    Eram bem fracos liames
    Para que a alma enamorada
    Me conseguissem prender;
    Foram baldados tentames,
    Saiu contra ti o azar,
    E embora pouca, perdeste
    A glória de me arrastar
    Ao teu carro... Vãs quimeras!
    Para eu amar-te devias
    Outra ser e não como eras...
     

                  Machado de Assis

Sem comentários:

Enviar um comentário