Footprints - Praia do Castelejo, Vila do Bispo, Algarve

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Tem noção do bem que o azeite lhe faz?



Os egípcios já o usavam há 6000 anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Ao longo dos tempos a sua importância resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas: alimentação, medicina e beleza, por exemplo.
Foi ainda utilizado como combustível para a iluminação, como lubrificante para ferramentas agrícolas e elemento essencial em muitos ritos religiosos. Apesar de durante alguns anos ter sido menosprezado, actualmente tem sido objecto de investigações científicas, cujos resultados comprovam as suas inúmeras propriedades benéficas. É sobre o valor deste alimento que trata o artigo de hoje.
É necessário salientar que existem vários tipos de azeite que dependem das diferentes variedades de azeitona, do seu grau de maturação, do solo e do clima. Para obter um azeite virgem extra, as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar a fim de evitar a sua fermentação, o que consequentemente aumentaria o grau de acidez. De seguida lavam-se, trituram-se misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação.


Sem comentários:

Enviar um comentário